Mix

Negócio de Mulher | Hora de ler

A revista Exame publicou na última semana 15 títulos de livros que especialistas sobre negócios indicam sobre empreendedorismo, inovação e superação para motivar os novos empresários. É claro que ainda não li todos eles, mas confesso que fiquei muito feliz em ver o livro em que fui co-autora lancei em 2012 entre os eleitos (Eba! Eba! Eba!) e que já fiz a minha listinha para 2013.

Que tal você também aproveitar o começo de ano para colocar a leitura em dia e manter seu negócio atualizado? Seja um livro mais técnico ou uma história mais leve, você pode escolher alguns títulos para se inspirar, inovar e encontrar novas motivações. Vamos lá…

“Administração de Pequenas Empresas”, de J. G. Longenecker, C. W. Moore, J.W. Petty, L.E. Palich (Editora THOMSON LEARNING, a partir de R$ 74) – Mais técnico, este título apresenta conceitos teóricos, ferramentas e dicas para ajudar os empresários a cuidarem bem da gestão de um pequeno negócio. Além disso, o livro traz exercícios para treinar os conceitos. Algumas faculdades inclusive adotam o livro em seus cursos de gestão.

“Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios”, de Alexander Osterwalder (Editora Alta Books, a partir de R$ 45) – Com uma linguagem fácil e design diferenciado, este livro é um clássico quando o assunto é modelos de negócios. O título traz dicas e ferramentas para que os empreendedores entendam e coloquem em prática um modelo inovador. AMO! AMO! AMO! É uma inspiração constante.

“As Campeãs Ocultas: Estratégias de Pequenas e Médias Empresas que Conquistaram o Mundo”, de Hermann Simon (Editora Bookman, a partir de R$ 53) – Esta obra traz histórias de empresas que conseguiram se consolidar em seus mercados e aborda, ainda, as estratégias fundamentais para isso. Para o autor, os empresários precisam conhecer seus pontos fortes para crescerem. São modelos de empresários para empresários.

“As Cartas de Tsuji: A História de um Pesquisador e seus Alunos Criando uma Empresa de Base Tecnológica”, de Rochel Monteiro Lago, Lilian Barros Pereira Campos e Euler Santos (Editora UFMG, a partir de R$ 32) –  Neste romance, (sim, romance) o pesquisador João decide abrir uma empresa, mas não sabe bem por onde começar. Ele passa a receber cartas de seu mentor Tsuji Sensei e cada uma traz dicas sobre como é abrir e tocar um negócio. Entre os temas abordados estão plano de negócios, pesquisa e empreendedorismo.

“Como Fazer uma Empresa Dar Certo em um País Incerto”, do Instituto Empreender Endeavor (Editora Campus, a partir de R$ 69) – Traz uma coletânea de histórias de empreendedores brasileiros para ensinar e motivar os novos empresários. Abilio Diniz, Emílio Odebrecht, Fabio Barbosa, Jorge Gerdau, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira são alguns dos nomes presentes no livro. Mais um livro com história de empreendedores para empreendedores.

“Empreendedores Extraordinários: 25 Celebridades do Empreendedorismo Moderno e Suas Façanhas”, de John A. Byrne (Editora Campus, a partir de R$ 45) – Aprender com o relato e as experiências de outros empreendedores. É isso que este livro propõe ao trazer as histórias e os conselhos de 25 grandes empresários, como Steve Jobs, Eike Batista e Mark Zuckerberg.

“Empreendedorismo Inovador: Como Criar Startups de Tecnologia no Brasil”, organizado por Nei Grando (Editora Évora, a partir de R$ 65) – Este título é focado na criação de startups e traz uma série de artigos de vários especialistas no assunto. Entre os temas, há informações sobre sócios, empreendedorismo, modelo de negócios, inovação e networking. O capítulo de networking é desta blogueira que vos escreve! Lindo demais, vai….

“Empreendedorismo – Transformando Ideias Em Negócios”, de José Carlos Dornelas (Editora Elsevier – Campus, a partir de R$ 49) – José Carlos de Assis Dornelas é um dos maiores especialistas brasileiros em empreendedorismo. Neste livro, que já está na 4ª edição, ele fala sobre como é possível fazer as coisas acontecerem. A obra traz conceitos teóricos e estudos de caso. Dornelas é um daquelas autores brasileiros que todos mundo deve ler alguma coisa quando o assunto é empreendedorismo

“Encantamento: A Arte de Modificar Corações, Mentes e Ações, de Guy Kawasaki (Editora Alta Books, a partir de R$ 38) –  Guy Kawasaki é um dos principais nomes ligados a inovação e empresas. Neste livro, ele fala sobre a importância de encantar pessoas para negócios que querem se desenvolver. Este “encamentamento” vira uma ferramenta de convencimento e influência com o tempo. Adorei o livro! Vale o quanto se paga!

“A Hora da Verdade”, de Jan Carlzon (Editora Sextante, a partir de R$ 12) – Neste clássico, o autor conta como conseguiu tirar sua empresa, a companhia aérea SAS, de uma das maiores crises da sua história. Jan Carlzon era presidente executivo e mudou o fluxo de poder da empresa em um novo conceito de liderança, dando mais autonomia aos funcionários que lidavam direto com o consumidor.

“A Menina do Vale: Como o Empreendedorismo Pode Mudar a sua Vida”, de Bel Pesce (Editora Casa da Palavra, a partir de R$ 12) – Neste livro, a jovem brasileira Bel Pesce conta sua jornada como empreendedora no Vale do Silício e dá dicas a quem também pensa em começar uma startup. Apesar de ter uma versão impressa, o livro pode ser baixado gratuitamente em tablets.  O precinho é super camarada e a leitura é uma delícia. Sugiro até para adolescentes. Que tal mudar a mentalidade da molecada para que tenham seus próprios negócios?

“A Meta: Um Processo de Melhoria Contínua”, de Eliyahu Goldratt e Jeff Cox (Editora Nobel, a partir de R$ 63) – Este livro conta a história de um personagem que precisa tirar a empresa onde trabalha do buraco para ganhar uma promoção. A partir deste enredo, os autores indicam como identificar problemas e encontrar soluções mais rápidas, evitando complicações. Eu tinha uma expetativa maior sobre o livro, confesso.

“A Nova Geração de Empreendedores: Guia para a Elaboração de um Plano de Negócios”, de Fernando César Lenzi (Editora Atlas, a partir de R$ 27) – Dividido em cinco capítulos, o livro fala sobre o cotidiano dos empreendedores e explora vários assuntos, desde a concepção de uma ideia até as principais dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas.

“O Segredo de Luísa: Uma Ideia, uma Paixão e Plano de Negócios”, de Fernando Dolabela (Editora Sextante/GMT, a partir de R$ 21) – Neste livro, o professor e consultor Fernando Dolabela usa uma história como pano de fundo para tratar de empreendedorismo. Na obra, Luísa quer abrir um negócio e os seus passos servem de lição para outros empreendedores. É um clássico do empreendedorismo.

“A Startup Enxuta”, de Eric Ries (Editora Leya, a partir de R$ 24) – Eric Ries é um dos mais respeitados especialistas de startups do mundo e, neste livro, ele expõe sua metodologia para que estas empresas cresçam de forma escalável e sustentável. A ideia é baseada no conceito de desenvolver o negócio em partes e com a ajuda da opinião dos próprios usuários. Estou lendo agora e adorando.

Um super beijo pra vocês e #FicaDica!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram