Mix

Negócio de Mulher | Qualidade

Você sabe como melhorar a qualidade dos produtos e serviços?

Uma boa dica é ouvir os próprios clientes ou ex-clientes, caso eles não estejam mais comprando da sua empresa. Uma ideia é enviar uma pesquisa por e-mail, pedindo que respondam um pequeno questionário. Uma forma de incentivo para responder a estas perguntas, seria oferecer um cupom de, por exemplo, 10% de desconto na próxima compra. As chances de o cliente responder aumentariam, ele ganharia um incentivo para comprar novamente e o mais importante, você teria as informações que precisa para melhoria de seu negócio.

008Sabendo a expectativa da clientela, compare a qualidade do seu produto ou serviço com o da concorrência. Avalie o quanto a concorrência é melhor que os produtos ou serviços que sua empresa oferece (ou pretende oferecer, se você ainda está pensando em começar um negócio). Com posse dessas informações é preciso planejar e agir, quanto maior for a diferença na qualidade maiores deverão ser os recursos alocados na melhoria e o mais importante: mais urgente.

O mercado é cada vez mais competitivo e por isso, estar atendo as necessidades e exigências dos clientes é fundamental. Quem atender mais rápido suas expectativas (verbalizadas ou não) sai na frente! Não tenha dúvidas de que o cliente deve ser visto como coautor no desenvolvimento dos produtos e serviços e na melhoria da qualidade, afinal, cliente satisfeito é também sua melhor propaganda, haja vista que ele irá, certamente, contar aos seus amigos e familiares a relação que tem com você e sua empresa.

Por outro lado, produtos com qualidade e desempenho cada vez melhores são colocados no mercado a preços sempre menores, portanto a melhoria de qualidade é de desempenho não significa necessariamente aumento no preço dos produtos e dos serviços. Cada a você, empreendedora de sucesso, pensar em alternativas que garantam a melhoria do seu produto sem necessariamente aumentar o custo do seu produto.

E não se esqueça de uma vez superada a qualidade do concorrente isso não significa acomodação. Ao contrário, mantenha-se sempre atenta a concorrência e procure estar sempre à frente!

Um beijo e até semana que vem.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram