Mix

Negócio de Mulher | Trabalho em Equipe

Você sabe como estimular o trabalho em equipe?

trabalho_em_equipe2Na última semana, conversamos sobre as principais características que fazem de pessoas comuns empreendedoras de sucesso. Estabelecer metas, saber se relacionar, ter visão, ser curiosa, identificar bem oportunidades… As competências são tantas que seria praticamente impossível uma única pessoa tirar 10 em todas elas.

Por isso, saber compor uma equipe que complemente suas próprias habilidades é fundamental.  Empresas que conseguem atuar em equipe têm grandes chances de obterem a preferência dos clientes. Ou você acha que ninguém percebe o que de fato acontece no seu negócio?

Os clientes sentem a diferença, seja no ambiente do negócio, na disposição dos colaboradores ou na própria organização geral. Não é simples chegar nesse ponto, é preciso uma atuação intensa de líderes determinados. Um trabalho intenso e constante e muitas vezes os resultados somente aparecem depois de muito tempo.

O verdadeiro trabalho em equipe implica em conhecer o papel de cada um, a dinâmica de funcionamento das tarefas, as motivações coletivas e individuais, os acordos de convivência, o grau de autonomia e finalmente, como são as relações interdependentes.

O que mais vejo nas organizações são pessoas que trabalham juntas, mas não em equipe. Grupos existem, mas equipes ainda são raras, embora ostentem essa denominação com freqüência.

Talvez pela minha formação, não canso de afirmar que as pessoas são o grande segredo do sucesso das empresas nos dias de hoje, elas fazem a diferença. E desenvolver o espírito de equipe é um caminho a ser trilhado. Não importa qual seja o tamanho da empresa. Pra isso é preciso instaurar um clima de confiança, no qual a comunicação aberta e transparente é um ingrediente fundamental.

É preciso também reconhecer os bons resultados, valorizar as pessoas. Assim, o comprometimento da equipe supera as dificuldades e contribui para clientes satisfeitos e a realização de negócios.

Tente. Você vai ver como vale a pena.

Um beijo e até a semana que vem!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram