Para receber bem!

Durante todo o ano, recebemos amigos em casa, mas nas festas de final de ano, dá sempre aquela vontade de caprichar mais e deixar o encontro ainda mais especial.

É importante o ter, nem que seja mínimo, um planejamento para que não aconteçam pequenos erros, capazes de deixar os amigos em situação desconfortável e os donos da casa constrangidos.

A falta de planejamento é o que contribui para criar um clima artificial na recepção, não tem nada pior do que você ver que o anfitrião está perdido. Os convidados ficam desesperados para ajudar e acaba virando uma tortura para todo mundo. Se você fizer uma boa programação, vai conseguir vivenciar todos os momentos sem estresse e deixar os seus convidados mais à vontade.

O primeiro passo para receber bem os convidados é preparar adequadamente os ambientes, uma boa decoração pode deixar os convidados mais à vontade, se sentindo mais acolhidos e importante devido ao cuidado e carinho que o anfitrião teve.

Segue algumas dicas práticas e básicas que facilitarão sua noite, ou dia:

  • Uma coisa delicada que parece boba, é preparar o lavabo. Colocar “mimos”, como remedinhos e primeiros socorros é um cuidado que além de prático é um charme.
  • Arrume um cantinho na varanda e coloque os cinzeiros para os fumantes.
  • Deixe guardanapos espalhados por todo o ambiente, inclusive nas mesinhas de centro, lateral e aparadores.
  • Reserve sempre um lugar para todos sentarem. Se a ocasião for mais informal, coloque as comidas num buffet ou aparador, mas lembre-se que se for organizado desta maneira o cardápio precisa ser prático e dispensar o uso de talheres. Se os convidados forem com crianças, deixe uma área reservada para elas brincarem.
  • Preste atenção também à previsão do tempo. Se estiver um dia chuvoso, prepare perto da porta um local para que os convidados armazenem guarda-chuvas. Se o clima estiver quente, lembre-se de manter o ambiente arejado e fresco com a ajuda de ventiladores ou janelas.

Outros detalhes importantes também garantem um encontro perfeito como se preocupar principalmente com quem acabou de chegar. Acomode o convidado e caso ele não conheça ninguém, apresente-o para o grupo ou para alguém que tenha interesses parecidos.

É de bom tom deixar petiscos e canapés frios já dispostos para quando os convidados começarem a chegar. Além disso, nessa hora os pratos principais precisam estar semiprontos. Sempre devem ser servidas duas opções de cardápio. Uma deve ser vegetariana, pois agrada a todos os gostos e respeita a presença de um vegetariano sem problemas. Uma massa ao molho sugo é sempre uma ótima solução.

Outra dica para manter a satisfação dos convidados é checar sempre se as bebidas estão geladas e se não falta gelo.

Para completar o clima, prepare uma seleção musical compatível com a ocasião ou com a personalidade dos convidados para servir de som ambiente. Se o espaço tiver televisão, coloque um show musical. Isso estimula a interação entre os presentes. Lembre-se de deixar a música numa altura em que as pessoas consigam ouvir, mas também consigam conversar.

Depois de tudo isso, basta desfrutar da festa, participando dos assuntos, inserindo novos temas e fazendo com que os convidados se sintam à vontade.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram