Sua gordice vai te entregar!

comida-humor1

Às vezes sentimos uma vontade louca de comer algo e não sabemos de onde vem este desejo. Você sabia que dependendo do alimento, o seu humor pode explicar essa vontade repentina? Isso é apenas gula ou sinal de que algo está faltando no organismo ou ainda carência emocional?

Separamos alguns alimentos que podem explicar melhor cada tipo de reação emocional, lembrando que é uma possibilidade de acordo com os elementos nutricionais de cada alimento:

Chocolate quer dizer você está triste
Existe aquele clichê de atacar uma caixa de bombons em um momento “meio pra baixo” ou dias chorosos. E funciona mesmo! O alimento aumenta a produção de serotonina, que fica em falta quando estamos depressivos. A saída é escolher uma versão meio amarga, que é menos gordurosa, ou investir em alimentos com outros componentes que dão a sensação de felicidade, como o grão de bico e a banana, que têm triptofano.

Querer chupar balas quer dizer que você está cansada
A hipoglicemia, que é a diminuição da glicose no sangue, te deixa sem energia. Os doces aumentam rapidamente esse nível, mas o efeito passa rápido e logo você vai querer mais açúcar. Por isso, invista em frutas frescas e secas, que controlam a glicemia de forma duradoura e sem efeito rebote.

Café é sinônimo de metabolismo lento
Sabe aquela sensação de que a marcha não engata? O dia não rende de jeito nenhum? Aí vem a vontade de tomar café, que estimula o seu metabolismo e, consequentemente, seu corpo e mente. Tudo bem tomar café, o veneno está na quantidade. A recomendação é limitar a quatro xícaras por dia. Se você sentir que está precisando mais do que isso, talvez a necessidade real seja de parar e descansar pra recuperar a energia.

comida-humor-vert

Batata frita? Você está carente!
As douradinhas são o símbolo maior da junk food e não é pra menos, pois elas são completas. Tem carboidrato, que dá energia, gordura, que estimula a sensação de prazer no cérebro e ainda confortam, pois nos remetem à infância. Só não têm uma coisa: nutrientes que promovem a saúde. No lugar, torre amendoim ou castanhas no forno com um fio de azeite.

Se der muita vontade de comer salgadinhos, pode ser que você esteja com a pressão baixa
Quem tem tendência a quedas de pressão já deve ter ouvido alguém falando “põe um salzinho na língua” e os salgadinhos industrializados, aqueles pacotes de besteira, são cheios de sal. Realmente, eles vão ajudar a aumentar a sua pressão… E também sua cintura. Prefira fazer pipoca e coloque pouco sal. Não é preciso muito para você se sentir melhor.

Pão: você está ficando muito tempo sem comer
O carboidrato simples do pão faz a glicose aumentar rapidamente e recupera os níveis de energia do seu organismo. Se você fica muito tempo sem comer, a vontade é o seu corpo pedindo socorro pra não pifar. A saída é comer de três em três horas lanchinhos saudáveis, antes que você não resista e ataque tudo o que vir pela frente. Uma torrada integral com cream cheese light vão dar conta de atender sua necessidade.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram