Você é alérgica?

A rinite alérgica é desconfortável e muitas pessoas sofrem com os seus sintomas. Ela é causada por uma inflamação da mucosa que reveste o nariz, causada por uma reação alérgica, assim provocando espirros, tosse, coriza e coceira no nariz.

Geralmente, a rinite alérgica surge depois que a pessoa entra em contato com substâncias alérgicas como poeira, pelos de animais, pólen ou algumas plantas.

Estivemos no Centro Boucault para conhecer o tratamento específico para rinite alérgica, e soubemos que a principal alternativa de tratamento é a imunoterapia feita de forma personalizada pela médica otorrinolaringologista Renata Almeida Boucault.

Segundo a médica, os pacientes que apresentam os sintomas da rinite são submetidos a um teste chamado prick test – ou teste cutâneo – feito no antebraço ou nas costas. O exame é feito de forma indolor, sem agulhas, ao contrário do teste oferecido tradicionalmente na maioria dos consultórios.

A médica diz que, de acordo com a reação cutânea de cada paciente – aqueles que tem teste positivo e sintomas associados podem se beneficiar do tratamento imunoterápico. “Fazemos o tratamento direcionado especificamente ao reagente (alérgeno), ou seja, são doses sob encomenda, de acordo com os resultados”, conta Dra. Renata, acrescentando que nem todo exame positivo requer tratamento.

As vacinas são orais e apresentam a mesma eficácia das vacinas injetáveis no caso da rinite alérgica, com a vantagem de que o paciente evita a dor da aplicação e o deslocamento frequente até a clínica. A médica Renata também ressalta que o período mínimo para que se atinja resultados duradouros é de três anos de tratamento.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram