We LOVE Paçoca

A paçoca é praticamente paixão nacional e quem não ama o doce puro, pode saborear novas receitas deliciosas sem medo nenhum. É um doce feito de amendoim muito conhecido no mundo e algumas receitas estão saindo da cozinha de muitos chefes renomados direto para a nossa cozinha.

O Balaio selecionou 4 receitas diferentes e já adianta: quem resolver se aventurar, está intimado(a) a mandar algumas porções para a redação. Sim nós adoramos degustação (risos). Confira:

Paçoquinha cremosa de colher

Pacoca de colher

Ingredientes

500 ml de creme de leite fresco.

8 unidades de paçoquinha.

70 gramas de amendoim tostado com ou sem sal.

1 lata de 395 gramas de leite condensado.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme homogêneo. Transfira o creme para uma panela grande e cozinhe em fogo médio para intensificar os sabores da mousse. Não se preocupe, é normal que a mistura fique líquida no começo, mas depois o creme vai engrossar como um mingau ralo. Este é o ponto de desligar o fogo. Despeje o creme em uma tigela, cubra com plástico filme em contato para não criar película e leve à geladeira por aproximadamente 4 horas. Retire a mousse da geladeira e bata na batedeira até obter um creme leve e aerado. Com a ajuda de um saco de confeitar com bico pitanga, sirva a paçoquinha cremosa em copinhos, alternando com camadas de paçoca esfarelada.

 

Brigadeiro de paçoca

Brigadeiro de pacoca

Ingredientes

1 lata de leite condensado.

50 gramas de paçoca esfarelada (eu utilizei 3 paçocas de rolha).

1 colher de sopa de manteiga.

1 gema de ovo.

Modo de preparo

Com o fogo ligado, junte o leite condensado, a manteiga, o ovo e misture bem. Em seguida, esfarele a paçoca com a mão (ou pode ser moída, picada, do jeito que você quiser) e acrescente na panela. Agora é só mexer até alcançar o ponto de brigadeiro, ou seja, quando ele desgruda e você consegue ver o fundo da panela. Deixe esfriar em um prato e, se preferir, faça bolinhas e cubra com paçoca esfarelada.

Bolo paçoca de microondas

Bolo pacoca microondas

Ingredientes

3 ovos

3 colheres de sopa de pasta de amendoim bem cheias.

6 colheres de sopa de leite de coco.

6 colheres de sopa de coco ralado sem açúcar.

3 colheres de sopa de adoçante culinário (usei sucralose) ou o açúcar/ adoçante de sua preferência.

1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes. Transfira para uma fôrma própria para micro-ondas. Leve para assar por cinco minutos (aproximadamente) na potência máxima do seu micro-ondas. Para a cobertura cubra o bolo com umas 2 colheres de sopa de pasta de amendoim e esfarele duas paçoquinhas sem açúcar por cima.

Pave de paçoca com sorvete

Pave de pacoca com sorvete

Ingredientes

3 Xícaras (chá) Sorvete de Creme

1 Lata de Creme de Leite (s/ soro)

200g Bolacha de Maisena

Paçoquinha à gosto

Modo de preparo

Deixe o creme de leite no congelador por cerca de 30 minutos, abra a lata com cuidado e com a ajuda de uma faca larga retire o soro. Misture em uma tigela o creme de leite o sorvete e cerca de 4 paçoquinhas trituradas e misture até virar um creme homogêneo e reserve. Em uma refratário alto comece a montagem intercalando uma camada de bolacha e uma de creme até que sua ultima camada seja de creme. Assim que terminar as camadas, finalize com paçoquinha esfarelada, cubra com um plástico filme e leve para o freezer/congelador por pelo menos 30 minutos. Para servir tire o pavê do congelador com uns 10 ou 15 minutos de antecedência para dar uma leve amolecida.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram